Descoberta arqueológica em Santiago do Iguape revela história milenar do Recôncavo Baiano - SAUBARA ONLINE

Breaking

TEMPO EM SUBARA

>

terça-feira, 19 de novembro de 2024

Descoberta arqueológica em Santiago do Iguape revela história milenar do Recôncavo Baiano

 Durante escavações, a equipe da Conder descobriu um cemitério colonial datado entre os séculos XVII e XIX.

Sob o solo de Santiago do Iguape, no município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, repousava uma parte oculta da história, aguardando o momento certo para ser revelada. Durante escavações para a construção de uma praça ao lado da Igreja Matriz, a equipe da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) fez uma descoberta surpreendente: um cemitério colonial datado entre os séculos XVII e XIX, com fragmentos humanos e ossadas completas, além de indícios de ocupações ainda mais antigas.


Até o momento, mais de 800 fragmentos e 11 ossadas completas foram cuidadosamente removidos e catalogados. Segundo Olmo Lacerda, arquiteto da Conder, a descoberta inesperada transformou completamente o projeto da obra. "Nossa expectativa era seguir com a construção da praça, mas a emergência de um sítio arqueológico tão significativo mudou tudo. Agora, a preservação dos achados é nossa prioridade, e estamos trabalhando em estreita colaboração com os arqueólogos para garantir que cada fragmento seja estudado com o devido cuidado."


Mande fotos e vídeos com os acontecimentos de seu bairro ou sua cidade para o nosso WhatsApp (75) 9 8881-2277 Nos insira nos seus grupos


Fonte: Na Visão da Noticia



Nenhum comentário:

Postar um comentário